Sessão especial
Memórias do meu corpo
De Garin Nugroho
105 min | 2018 | Indonésia

Juno é apenas uma criança quando seu pai o abandona em sua aldeia de Java Central. Sozinho agora, ele se junta a um centro de dança Lengger, onde os homens adaptam seus movimentos e sua aparência femininos. Mas a sensualidade e sexualidade que vêm da dança e dos corpos, misturadas com o violento ambiente social e político da Indonésia, forçam Juno a se mudar de aldeia em aldeia. Mesmo que em sua jornada Juno receba atenção e amor de seus professores de dança, sua tia esquisita, seu velho tio, um boxeador bonito e um Warok, ele ainda tem que enfrentar sozinho o campo de batalha em que seu corpo está se tornando.

 
Memórias do meu corpo por Nugroho

 
Um filme é uma declaração pessoal ou uma expressão de ansiedade sobre as questões pessoais e sócio-políticas que o cercam. A alegria de fazer um filme surge quando ele consegue transmitir essas mensagens. Já fiz 18 filmes com temas diversos; do início do século 19 como pano de fundo até a Indonésia atual; do radicalismo islâmico, liberalismo econômico, ao pogrom comunista do país; tudo condensado em pequenas histórias de várias ilhas da Indonésia. Desta vez, fiquei muito interessado na questão da masculinidade e feminilidade fundidas no corpo de uma pessoa. Ter um corpo masculino e feminino tem sido uma questão muito sensível na Indonésia, o país com a maior população muçulmana do mundo.

 
Memories of My Body é uma afirmação e uma crítica. Afirma que a mistura de masculinidade e feminilidade sempre foi uma parte normal da natureza e tradição. Também critica a violência contra o corpo em contextos sociais e políticos. _ Garin Nugroho

Roteiro: Garin Nugroho | Fotografia: Teoh Gay Hian | Montagem: Greg Arya | Produção: Ifa Isfansyah | Elenco: Muhammad Khan, Raditya Evandra, Rianto, Sujiwo Tejo | Título original: Memories Of My Body
Direção

Garin Nugroho nasceu em Jogjakarta, Indonésia, em 1961, e completou seus estudos em 1985 na Academia de Cinema de Jacarta. Com seu filme de estreia, Love is a slice of bread (1991), ele foi eleito o Melhor Jovem Diretor no Asia Pacific International Film Festival. Seu segundo longa, Letter for an angel (1994), ganhou o prêmio de Melhor Filme em Taormina e Tóquio. O filme seguinte, Leaf on a pillow (1998) estreou em Un Certain Regard, em Cannes, e ganhou o Prêmio Especial do Júri em Tóquio. Com Bird man tale Nugroho ganhou o prêmio NETPAC na Belinale em 2002. Sua Opera Java, produzida como parte da celebração do 250º aniversário de Mozart, estreou em Veneza em 2006 e ganhou prêmios em Tóquio, Cinemanila e Cingapura. Memories Of My Body é seu 19º longa-metragem.

Trailer