PACHAMAMA
Um filme de Eryk Rocha, RJ, 2008, 105 min.

Pachamama - que significa para os indígenas andinos “mãe-terra” e designa a deusa agrária dos camponeses – narra a viagem do diretor Eryk Rocha pela floresta brasileira em direção ao Peru e à Bolívia. Lugares onde se encontra a realidade dos povos historicamente excluídos do processo político de seus países e que pela primeira vez na história buscam uma participação efetiva na construção do seu próprio destino. É uma pequena odisséia de trinta dias que revela um continente em ebulição, perpassado pela cultura milenar andina, que irradia pelo continente sul americano substância primordial na constituição de novos paradigmas políticos.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SOBRE O DIRETOR
Eryk Rocha nasceu em Brasília, em 1978 e viveu em vários países da América Latina. Estudou cinema na Escola San Antonio de Los Baños, em Cuba onde realizou “Rocha que voa” (2002), seu primeiro longa metragem selecionado para diversos festivais internacionais. Em 2004, realizou o curta-metragem “Quimera”, o filme integrou a competição oficial dos festivais de Cannes (2004) e Sundance (2006). Em 2006 dirigiu seu segundo longa metragem “Intervalo Clandestino”. Prepara “Transeunte”, seu primeiro longa metragem de ficção.
Programação
12.10 _ 17:00 _ Usina 1