
Em Turim, em 3 de janeiro de 1889, Friedrich Nietzsche sai do imóvel da Via Carlo Albert, número 6. Não muito longe dali o condutor de uma carruagem de aluguel está tendo problemas com um cavalo teimoso. O cavalo se recusa a sair do lugar, o que faz com que o condutor, apressado, perca a paciência e comece a chicoteá-lo. Nietzsche aparece no meio da multidão e põe fim à cena brutal, abraçando o pescoço do animal, em prantos. De volta à sua casa, Nietzsche então permanece imóvel e em silêncio durante dois dias estendido em um sofá, até que pronuncia as definitivas palavras finais: “Mãe, eu sou um idiota”. Vive por mais dez anos, mudo e demente, sendo cuidado por sua mãe e suas irmãs. Não se sabe que fim levou o cavalo.
2019 Missing People | 2011 O Cavalo de Turim | 2007 The Man from London | 2004 – Visions of Europe | 2000 Werckmeister Harmonies | 1994 Sátántangó | 1988 Damnation | 1984 Almanac of Fall | 1982 The Prefab People | 1982 Macbeth | 1981 O Outsider | 1979 Family Nest
Béla Tarr nasceu em 21 de julho de 1955, na Hungria. Iniciou a sua carreira com 16 anos realizando filmes amadores. O seu trabalho amador conseguiu a atenção da Bela Balazs Studios que ajudou a financiar seu primeiro longa-metragem: Family Nest (1977). Em 1982, marca a primeira mudança dramática no estilo de Tarr, a adaptação televisiva de Macbeth: filme composto por apenas 2 cenas, a primeira tendo cinco minutos, e a segunda 67 minutos. A filosofia marcada nos seus filmes também mudou, afastando-se do realismo para uma perspectiva mais metafísica. Depois da estreia do Almanac of Fall (1984), outra mudança significativa se dá no seu processo cinematográfico quando inicia uma colaboração com o romancista húngaro Laszlo Krasznahorkai, cujos trabalhos foram a base para os filmes Damnation (1988), Sátántangó (1994) – tido como a sua obra-prima que levou sete anos a ser realizado, tendo a duração de sete horas e meia – e Werckmeister Harmonies (2000). Com Damnation, Tarr estabeleceu o estilo visual pelo qual é reconhecido: o uso do preto e branco e cenas caracteristicamente longas. Em 2007, estreia The Man from London, protagonizado por Tilda Swinton. Em 2011, Tarr lança The Turin Horse, que ganhou o Grande Prêmio do Júri na Berlinale, e anuncia que seria o seu último filme.